quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Termos Técnicos Utilizados no Audiovisual Metrônomo O metrônomo é um relógio que mede o tempo (andamento) musical. Produzindo pulsos de duração regul

Metrônomo
O metrônomo é um relógio que mede o tempo (andamento) musical. Produzindo pulsos de duração regular, ele pode ser utilizado para fins de estudo ou interpretação musical. O metrônomo mecânico consiste num pêndulo oscilante cujas oscilações, reguladas pela distância de um peso na haste do pêndulo, podem ser mais lentas ou mais rápidas, sendo que a cada oscilação corresponde um tempo do compasso. Há também metrônomos eletrônicos, em que cada tempo do compasso é indicado pelo piscar de um LED (light-emitting diode) e por um som eletrônico.

O que é DB?
O decibel é a “unidade” mais útil na engenharia de som.
Unidade está entre aspas porque essa é justamente a primeira lei do decibel: dB não é uma unidade, e sim uma COMPARAÇÃO de grandezas. Sempre que expressamos alguma medida em dB, estamos comparando o que estamos medindo com alguma REFERÊNCIA. Depois que a referência é expressa (e portanto a unidade dela), podemos identificar de que grandeza estamos falando.
Como dB utiliza uma fórmula logarítmica, ele faz mais sentido quando o fenômeno medido tem “comportamento” logarítmico. Exemplo, a audição humana: nossa percepção de volume dobra quando a potência sonora aumenta 10 vezes, e não 2 vezes ! Para dobrar o volume novamente, a potência será agora 100x o valor da inicial (10x10), enquanto que o volume nos parece apenas 4x (2x2) mais alto.
Valores clássicos em dB:
1dB = pequena variação de volume
3dB = notável variação de volume = dobro da potência (na próxima vez que trocar o seu som de 50W do carro por um modelo de 100W, lembre-se que a variação de volume não será tão grande…)
6dB = grande variação de volume
10dB = dobro de volume percebido = 10x a potência

Veja, ainda, que “0 dB” significa que o valor medido é IGUAL À REFERÊNCIA, e não que vale “0″ ou “nada”.
Em Áudio, estas referências são conhecidas e tornam o processo de comparação e interpretação mais fáceis. Alguns dos principais tipos de dB no áudio e suas referências são:
- dBSPL: Nível de Pressão Sonora. Ref=Limiar de audição humano (portanto 0dB SPL é o som mais baixo que podemos escutar, e NÃO ausência de som)
- dBV: Voltagem. Ref=1V (áudio doméstico)
- dBu: Voltagem. Ref=0,775V (áudio profissional)
- dBFS: Full Scale (áudio digital). Ref=Máximo valor digital representável (portanto 0dBFS=nível máximo no domínio digital, todos os outros valores são negativos)
Agora você sabe o que significa 0dB no medidor da sua mesa de som. É só olhar no manual e procurar a referência. Provavelmente ela será +4dBu, o que significa que 0 dB(da sua mesa) = +4dBu = 1,23V..
Na grande maioria dos medidores de áudio, 0dB representa o nível nominal de operação, a zona de conforto, o nível médio ideal para se trabalhar.

Digitalizar
Digitalização é o processo pelo qual uma imagem ou sinal analógico é transformado em código digital. Isso se dá através de um digitalizador de imagens (ou scanner, scâner, escâner) ou de um transdutor de sinais.


Definições de Intervalo

Intervalo é um conceito de cinema criado pelo diretor soviético Dziga Vertov, inspirado no termo homônimo na música. O intervalo cinematográfico é definido, de acordo com Vertov, como "movimento entre as imagens”. ''VERTOV, Dziga: "Articles, journaux, projets", Trad. fr. UGE
pt.wikipedia.org/wiki/Intervalo_(cinema)
Período de tempo entre dois eventos; Breve período de tempo, ocorrido no meio de uma atividade, para descanso; Propaganda comercial na televisão
pt.wiktionary.org/wiki/Intervalo


MIXER
Em áudio profissional, mixer, misturador ou mesa de som é um aparelho eletrônico usado para combinar (ou "mixar") várias fontes de som, de forma a somá-las em um único sinal de saída. ...
pt.wikipedia.org/wiki/Mixer

Mixer é uma produtora do segmento audiovisual brasileiro, com sede em São Paulo e Rio de Janeiro. Dentre as produções da empresa, encontram-se videoclipes, comerciais, programas de televesão, seriados e filmes curta e longa-metragem, além de documentários e animações. ...
pt.wikipedia.org/wiki/Mixer_(produtora)
Um dispositivo para soma de dois ou mais sinais elétricos. Em geral empregado em áudio, este elemento controla e soma (mistura) na saída dois ou mais fontes de áudio.
www.digitro.com/pt/tecnologia_glossario-tecnologico.php
Aparelho que o Dj usa para "colar" uma música a outra
www.mundodasgirias.hpg.ig.com.br/paginagiriahiphop.htm
Aparelho usado para misturar ou bater os ingredientes. Funciona como uma batedeira portátil, com uma só pá.
blog.mundoperdido.com.br/dressa/2009/01/03/glossario-gastronomico-parte-1/

Trilha Sonora

É um conjunto das peças musicais usadas num filme, programa de televisão ou jogos eletrônicos. Pode incluir música original, criada de propósito para o filme, ou outras peças musicais, canções e excertos de obras musicais anteriores ao filme.




Reverb

É a persistência do som num determinado espaço após o som original é removido. A reverberação, ou reverb, é criado quando um som é produzido em um espaço fechado causando um grande número de ecos de construir e, em seguida, lentamente decadência como o som é absorvido pelas paredes e pelo ar.

Oitava
Em música, uma oitava é o intervalo entre uma nota musical e outra com a metade ou o dobro de sua freqüência. Refere-se igualmente como sendo um intervalo musical de 2/1.
O nome de oitava tem a ver com a sequência das oito notas da escala maior: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó, a que se chama igualmente "uma oitava". E diz-se que o segundo dó, o último grau da escala, está "uma oitava acima" do primeiro. O nome tem a ver com os intervalos entre as notas: a partir de uma nota dada (por exemplo, dó), a seguinte está separada por um intervalo "de segunda", a seguinte por um intervalo "de terceira", e assim até a "oitava".
Loop

O loop é um recurso narrativo, artístico e tecnológico no qual uma sequência de elementos se repete com o objetivo de produzir um resultado além de suas partes constituintes. Consideramos o loop como repetição produtora de diferença. Através de uma análise de dispositivos-ópticos do chamado pré-cinema, imagens fractais e de obras de Duchamp, Dan Graham e Martin Arnold objetivamos esclarecer e refletir sobre nosso conceito de “loop espiral”.

Componentes:
Aline Marques
Gardênia Almeida
Luciana Valadares
Urania Monteiro
Newton França
Elane Cristina

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