quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Termos Técnicos utilizados no processo de áudio




Intervalo: O Intervalo musical, é usado para medir a distância entre uma “nota e outra” da escala. Na escala diatônica, a primeira classificação de um intervalo é quanto à ocorrência de simultaneidade em sua execução. Assim, o intervalo será melódico quando os sons aparecerem em sucessão um ao outro, ou harmônico, caso sejam executados no mesmo instante.

Metrônomo: O metrônomo é um relógio que mede o tempo (andamento) musical. Produzindo pulsos de duração regular, ele pode ser utilizado para fins de estudo ou interpretação musical.

Mixer: Em áudio profissional, mixer, misturador ou mesa de som é um aparelho eletrônico usado para combinar (ou "mixar") várias fontes de som, de forma a somá-las em um único sinal de saída.

DB: A percepção do volume está relacionada à variação de pressão gerada por uma onda sonora e, portanto, à sua intensidade.

Digitalizar: O processo que envolve, na captação ou gravação, a conversão do som analógico para digital (ADC, Analog to digital converter[1]) e, na reprodução, a conversão do som digital para analógico (DAC, Digital to analog converter[2]) permite que o som seja armazenado e reproduzido por meio de um CD, MiniDisc ou DAT, de bandas sonoras de filmes digitais, de arquivos de áudio em diversos formatos, como WAV, AIFF, MP3, OGG, e de outros meios.

Loop: Na música electrónica, um loop é um sample que é repetido. Pode ser produzido por exemplo com recurso a cassetes, delay, ou software de composição de música electrónica, como o FL Studio.

Oitava: Em música, uma oitava é o intervalo entre uma nota musical e outra com a metade ou o dobro de sua frequência. O nome de oitava tem a ver com a sequência das oito notas da escala maior: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó, a que se chama igualmente "uma oitava". E diz-se que o segundo dó, o último grau da escala, está "uma oitava acima" do primeiro. O nome tem a ver com os intervalos entre as notas: a partir de uma nota dada (por exemplo, dó), a seguinte está separada por um intervalo "de segunda", a seguinte por um intervalo "de terceira", e assim até a "oitava".

Reverb: É criado quando um som é produzido em um espaço fechado causando um grande número de ecos de construir e, em seguida, lentamente decadência como o som é absorvido pelas paredes e pelo ar. [2] Isso é mais perceptível quando a fonte de som pára, mas os reflexos continuam, diminuindo em amplitude , até que eles não podem mais ser ouvido.

Trilha Sonora: Uma trilha-sonora ou banda sonora, conhecida em inglês como soundtrack é, tecnicamente falando, "todo o conjunto sonoro de um filme, incluindo além da música, os efeitos sonoros e os diálogos."

Trilha Musical : Conjunto de músicas englobadas a um filme, desenho ou qualquer outra produção cinematográfica. Normalmente essas trilhas são transformadas em discos (atualmente em CDs) e comercializadas, aumentando as receitas auferidas através da produção.


Trabalho desenvolvido pelos acadêmicos: Carlos, Leandro Andrade, Leonardo Soares e Mila Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário