quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Questionário termos audiovisual

Sintetizar: Um sintetizador é um instrumento musical eletrônico projetado para produzir sons gerados artificialmente, usando técnicas diversas. Cria sons através da manipulação direta de correntes elétricas (sintetizadores analógicos), leitura de dados contidos numa memória (sintetizadores digitais), ou manipulação matemática de valores discretos com o uso de tecnologia digital incluindo computadores (modulação física) ou por uma combinação de vários métodos. No estágio final, as correntes elétricas são usadas para causar vibrações no diafragma de caixas de som, fones de ouvido, etc. O som sintetizado é diferente da gravação de um som natural, onde a energia mecânica da onda sonora é transformada em um sinal que então é convertido de volta à energia mecânica quando tocado (embora o método de sampling mascare esta distinção).


Batida: Em música, refere-se a uma pulsação de breve intensidade e uniforme que é resultado da interferência entre duas ondas sonoras de frequências levemente diferentes. A freqüência das batidas será igual a diferença entre as freqüências das ondas sonoras. Assim como as batidas desaparecerão se as duas frequências tornam-se idênticas, o fenômeno resulta de uma grande utilidade na afinação dos instrumentos musicais. A batida pode se produzir através da nota fundamental e o harmônico superior da outra, assim como também como das duas notas fundamentais. A batida é portanto útil para afinar intervalos diferentes do uníssono. Se, por exemplo, você afinar uma corda para que ela não produza uma batida com a terça harmônica de outra corda cuja fundamental é uma quinta mais grave, a quinta será acusticamente mais pura e não uma quinta temperada
A manifestação de um intervalo desafinado é demonstrado por pulsos ou batidas que podem ser ouvidas juntas com o tom do intervalo. Estas batidas são o resultado de ondas sonoras fora de fase que são transmitidas no ar até os nossos ouvidos.
Uma batida é intrinsecamente relacionada com entonação sonora. A batita é produzida em bater, chacoalhar, sacudir, bater palmas e esfregando dispositivos.
Batida refere-se, popularmente, aonde as notas percussivas ou rítmicas marcam o andamento métrico dentro do tempo de uma música. A batida pode ser sinônimo de tempo, quando elas seguem o mesmo andamento métrico. Mas quando as notas estão em contratempo, ou em síncope, a batida é referida como em contratempo, ou síncope com uma freqüência regular ou irregular de repetições.


Melodia: É a sucessão coerente de sons e silêncio que se desenvolvem em uma seqüência linear com identidade própria.
É a organização simples de uma série de sons musicais, constituindo-se o elemento principal da música. É a seqüência de sons que se canta ou toca.
A melodia, é a primeira e imediata expressão de capacidades musicai, pois se desenvolve a partir da língua, da acentuação das palavras, e forma uma sucessão de notas características que por vezes, resulta num padrão rítmico e harmônico reconhecível.


Equalização: É a alteração de parâmetros que por sua vez alteram a curva de resposta em freqüência em quilohutz do sinal de áudio, esse sinal é provocado pelo aparelho de áudio equalizador. Quanto menor a freqüência em hertz, mais grave será o som e, quanto maior a freqüência mais agudo. Um equalizador, possui diversas faixas de equalização, isto é, controles de intensidade do sinal para diversas freqüências que o aparelho comportar.


Sampler: É um equipamento que consegue armazenar sons (samples) de arquivos wav (os mesmos de um CD) numa memória digital, e reproduzi-los posteriormente um a um ou de forma conjunta se forem grupos, montando uma reprodução solo ou mesmo uma equivalente a uma banda completa.


Pausa: Interrupção de um ato por algum tempo, um sinal onde nas músicas se indica alguma interrupção.


Harmonia: Harmonia relaciona as idéias de beleza, proporção e ordem. Na música está relacionada com a emissão de diferentes frequências, o resultado que se da com a sobreposição de diferentes notas, formando os sons.


Métrica: Em música, é a divisão de uma linha musical em compassos marcados por tempos fortes e fracos, representada na notação musical ocidental por um símbolo chamado de fórmula de compasso. Apropriadamente, métrica descreve o inteiro conceito de medição de unidades rítmicas, mas pode ser usado como um descritor específico de uma obra individual, conforme representado pela fórmula do compasso


MIDI: (Musical Instrument Digital Interface), ou Interface Digital para Instrumentos Musicais, é uma tecnologia padronizada de comunicação entre instrumentos musicais e equipamentos eletrônicos (teclados, guitarras, sintetizadores, sequenciadores, computadores, samplers etc), possibilitando que uma composição musical seja executada, transmitida ou manipulada por qualquer dispositivo que reconheça esse padrão. Tecnicamente, MIDI é um protocolo; entretanto, o termo geralmente é utilizado também para se referir aos diversos componentes do sistema, como adaptadores, conectores, arquivos, cabos etc.


Viola (Clássica) : É um Instrumento da família das cordas, muito parecido com o violino, porém um pouco maior, a viola possui um timbre mais escuro, menos brilhante. Freqüentemente confundida com a viola caipira, a viola clássica ficou famosa por fazer parte de umas das principais formações características na música clássica - o quarteto de cordas, formado por dois violinos, viola e violoncelo. Na Studio Meyer Escola de Música, o aluno entrará em contato com o principal repertório escrito para este instrumento e as principais peças escritas para Quarteto de Cordas. Além disso, o curso também aborda peças do repertório da MPB, onde cada vez mais os instrumentos acústicos tem se destacado, fazendo parte das grandes produções musicais da Música Popular. Possui material didático personalizado, além de utilizar uma ampla bibliografia de métodos e partituras.
A viola Clássica, atualmente influi músicos de toda personalidade e estilos como Jazz, Country, forró, dance. Na parte Erudita da Viola Clássica, encontramos um grande amador e profissional do mesmo, Antonio Vivaldi, também tocava Viola Clássica, que na época ainda tinham por nome antigo de Rebeca, onde nos grandes concertos para Viola, diferenciava suas tablaturas para a escrita na clave de Dó na terceira linha, para diferenciar ao violino e o violoncelo, que hoje, é um dos maiores problemas para os violistas, por que devem aprender a leitura de todas elas, e ter dominância no violino, para tocar alguns concertos básicos.




Postagem das alunas: Bárbara Cardoso, Camila Ferreira, Daviany Freitas, Juliana Nunes, Marina Marçal, Natália Brito e Samara Matias

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