quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O Nascimento de Vênus - Sandro Botticelli





No quadro, a deusa clássica Vênus emerge das águas em uma concha, sendo empurrada para a margem pelos Ventos D'oeste, símbolos das paixões espirituais, e recebendo, de uma Hora (as Horas eram as deusas das estações), um manto bordado de flores.
A obra foi trabalhada de forma que a espiritualidade viva e presente refletissem esses elementos, os quais, nessa tela não são gratuitos. Todos comportam uma simbologia espiritual, a começar pelo agrupamento das personagens, seguido de seus desenhos, linhas, colorido etc.
A nossa idéia foi compor sons com elementos que buscasem traduzir a idéia transmitida pela obra, sendo que dessa forma seria possível a identificação da mesma.
Iniciamos com um batuque de tambor , representado a "chegada" da deusa Vênus, logo após utilizamos pedras foram usadas para representar as conchas de onde surge Vênus, e em seguida o som do vento vem representado os símbolos caracteristicos da obra (Os Ventos D´Oeste), as folhas secas foram utilizadas como forma de traduzir a natureza presente na obra, e tivemos a idéia de usarmos o "bom ar" representando o perfume do manto bordado de flores.


Projeto desenvolvido pelos acadêmicos:
Carlos José, Leandro Andrade, Leonardo Soares e Mila Santos.

Um comentário:

  1. O bom ar não me remeteu a nada, uma vez que não teria feito sentido se não estivesse explicado no texto... faltou algum som de violino talvez

    ResponderExcluir